Dando sequência à proposta de ocupação do espaço público, na próxima Quinta da Resistência na Roosevelt Livre, o Coletivo Arrua leva para o debate, nesta sexta edição, o tema “arte de rua”. Para confirmar presença no evento no face clique aqui.
A partir das 19h, o jornalista Dafne Sampaio, autor de intervenções como “Você praça, eu acho graça. Você prédio eu acho tédio”, “reiOpixo” e “peso do mundo”, apresenta seu trabalho e conta sobre a inspiração para ocupar os muros da cidade.
Vamos falar também de mais um caso de violência policial: o assassinato de Alex Dalla Vecchia Costa e de Ailton dos Santos. Os dois conhecidos pichadores da cidade, foram executados pela Polícia Militar na madrugada de 31 de julho em um edifício na região da Móoca, na zona leste de São Paulo, quando provavelmente, se preparavam para mais uma intervenção.
Na sequência do debate, a partir das 20h30, será exibido o documentário “Pixo” de João Wainer e Roberto T. Oliveira, produzido pelo Sindicato Paralelo/Prodigo. O filme discute o impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da Street Art. O filme participou da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2009) e da exposição Né dans la Rue (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris. O documentário mostra a realidade dos pichadores, acompanha algumas ações, os conflitos com a polícia e mostra um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia.
Se você quiser propor alguma ação ou atividade na Roosevelt Livre, clique aqui para ter acesso a agenda coletiva e compartilhada.